Avenidas ACM e Litorânea terão mão única com corredor de ônibus e ciclovia

Veja como vai funcionar
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As primeiras pinturas de sinalização de trânsito horizontal executadas pela Prefeitura, em especial nas regiões do Malhado e Litorânea Norte, em Ilhéus, têm provocado um misto de curiosidade e dúvidas entre motoristas que trafegam por aquelas artérias e, até mesmo, comerciantes da área. Elas fogem completamente dos padrões tradicionais de sinalização antes vista região. E chama muita atenção por isso.

Na avenida ACM, a pista sentido Parque Infantil-Centro teve a largura reduzida pela metade, fazendo com que, no momento, haja uma certa disputa de espaço entre veiculos de pequeno porte e ônibus. O Jornal Bahia Online acaba agora com suas dúvidas. A sinalização está sendo feita, considerando o novo modelo de mobilidade urbana que será colocado em prática a partir da inauguração da ponte estaiada, em 2019. A informação é do superintendente de Transporte e Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento.

Com a iniauguração da ponte, a avenida ACM deixará de ser mão dupla, permitindo fluxo apenas no sentido Parque Infantil-Centro. Para acesso à zona norte de Ilhéus, sentido Centro-Parque Infantil, os veículos utilizarão a mão única, via Orla Litorânea Norte. Nas duas avenidas, haverá espaços para corredor de ônibus e ciclovias, adequando elementos de modernidade e mobilidade em uma das mais movimentadas regiões de Ilhéus.

Com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), a nova ponte estaiada não é vista apenas como uma obra que beneficia o município de Ilhéus. Ela é vista como elemento de desenvolvimento do turismo regional, permitindo mais integração entre outros municípios com a mesma vocação econômica, a exemplo de Itacaré, Maraú, Canavieiras, dentre outros. Daí que as medidas adotadas em Ilhéus visam, para além de reorganizar o trânsito da cidade, permitir uma melhor mobilidade para os visitantes de Ilhéus e dos outros municípios turísticos próximos.

Nascimento destaca que estas mudanças envolvem estudos de diversas secretarias municipais e contaram com a ajuda do Governo do estado. À Sutran cabe a fiscalização final da execução.

Execução errada -  Esta fiscalização, inclusive, já detectou um erro na execução do projeto. Chama a atenção o uso de faixas horizontais  brancas e amarelas em grande parte do trecho beneficiado. "Não existe esta sinaização. Ela não é correta e já comunicamos à empresa que precisa ser imediatamente corrigida", explica Nascimento. A amarela será apagada e dará lugar a uma segunda linha branca.

Conscientização - Assim que forem concluídas as sinalizações horizontal e vertical, a Sutran iniciará um processo educativo, orientando sobre pontos de estacionamento "até as pessoas acostumarem com a nova sinalização". Nascimento explica que o Código Nacional de Trânsito prevê, logo após a implantação das mudanças e sinalizações, um trabalho de conscientização e só depois disso tudo é que se faz o trabalho repressivo.

De acordo com o projeto, diminuirá significativamente o número de espaços para estacionamento nas duas avenidas. O assunto já é, também, pauta dos comerciantes da área, que se sentem prejudicados com a medida e pretendem reagir, ingressando na justiça contra a Prefeitura. Um abaixo-assinado já corre entre moradores e comerciantes da avenida ACM.